Usuárias das redes sociais divulgam a mamografia
Pesquisa mostra que mulheres usam o Twitter avaliar e recomendar a realização do exame
As mulheres usam o Twitter para incentivar outras mulheres a realizarem a mamografia e costumam destacar os aspectos do exame que são mais significativos para elas. Esta é a conclusão de um levantamento publicado na Academic Radiology este mês, a partir da análise dos conteúdos da plataforma do Twitter.
“Os tweets que examinamos em nossa pesquisa mostram o quanto todos os aspectos da experiência de triagem em si estão na mente da paciente, do começo ao fim. Nossos resultados destacam o valor potencial, para centros de imagens da mama, de abraçar o Twitter como uma ferramenta de comunicação mais ampla com o público sobre a mamografia”, afirmou um dos autores da pesquisa, o dr. Andrew Rosenkrantz, do NYU Langone Medical Center, em entrevista ao portal AuntMinnie.com.
A intenção dos pesquisadores foi, por meio do Twitter, identificar os principais comentários levantados pelas pacientes sobre sua experiência com a mamografia. O levantamento identificou 464 tweets de julho a dezembro de 2015. Do total, 45,5% ocorreram antes da mamografia e 49,6% depois do exame.
Três temas foram identificados como mais recorrentes nos comentários: a compressão da mama (24,4%), o aconselhamento a outras mulheres para que se submetam à mamografia (23,9%) e o reconhecimento da importância do exame para a saúde (18,8%).
A pesquisa também identificou que as pacientes comentam no Twitter diversos outros aspectos da experiência:
A espera no local do exame (10,1%)
Alívio em relação aos resultados (9,7%)
Avaliação de que o exame não foi tão ruim (9,1%)
Apreensão sobre o exame (8,2%)
Interações com o pessoal de atendimento (8%)
O vestido usado para o exame (5%)
Custos de exames ou de acesso (3,4%)
O rastreio como um sinal de envelhecimento (2,4%)
Estrutura física do atendimento (1,3%)
“Os tweets sobre a sala de espera falavam sobre muitos detalhes, desde se havia café e música até o que estava sendo mostrado na TV. O grande tema era o das mulheres em sua primeira mamografia. Se os pacientes estão monitorando todos os aspectos da sua experiência, os centros de imagem precisam considerar estes pontos, a triagem, a programação, a qualidade do serviço”, disse o dr. Rosenkrantz.
Chamou a atenção dos pesquisadores o fato de que as mulheres usaram o Twitter para incentivar outras mulheres ao exame. Mais investigações nas redes sociais sobre o reconhecimento do valor da mamografia podem ajudar a criar campanhas de conscientização em meios digitais.
No mês da campanha do Outubro Rosa, a nova edição do jornal ID Interação Diagnóstica vai abordar a importância da prevenção contra o câncer de mama. O ID estará disponível em breve.
A PHP Error was encountered
Severity: Warning
Message: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
Filename: front/noticias-detalhe.php
Line Number: 15
A PHP Error was encountered
Severity: Warning
Message: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
Filename: front/noticias-detalhe.php
Line Number: 32
Compartilhe
NOTÍCIAS RELACIONADAS
publicidade
MAIS LIDAS
publicidade